News

CÂMARA SETORIAL DOS AGENTES DE CARGA APRESENTA OS RESULTADOS DA SEGUNDA VISITA À BRASÍLIA

 

O Coordenador Sr. Jorge da Silva (Grupo Flipper) agradeceu a presença dos participantes e dizendo da satisfação em poder compartilhar com os Agentes de Carga os resultados obtidos pela ACTC em sua última visita em Brasília no mês de outubro.
E, para falar sobre o assunto convidou o Diretor Executivo da ACTC e do SINDICOMIS, Dr. Aguinaldo Rodrigues.
Segundo Aguinaldo, a receptividade ao SINDICOMIS/ACTC foi mais uma vez muito boa e os titulares se mostraram diretamente interessados em manter o canal de comunicação com as categorias representadas.
Na visita à ANVISA, foram colocadas pelo SINDICOMIS/ACTC as situações de demoras em portos e aeroportos para as anuências deste interveniente. Por sua vez a ANVISA solicitou e reiterou a oportunidade para que as categorias representadas participem ativamente da revisão da RDC 81/2008, o Regulamento Técnico de Bens e Produtos Importados, contribuindo com sugestões para o aprimoramento dessa resolução, que será discutida, em breve, na reunião do Comitê Técnico de Comércio Exterior e Fiscal, no SINDICOMIS/ACTC em São Paulo, com a presença de técnicos da ANVISA.
Na visita à COANA, ouviram do coordenador geral Sr. José Carlos de Araújo que existe, de fato, uma preocupação do órgão com a situação de entrega de mercadorias já desembaraçadas sem a apresentação de conhecimento original pelas diferentes interpretações da IN 1356/13 e da posterior tentativa de retificá-la, a IN 1443/14. Novo Processo de Exportação:
O Sr. Júlio Cesar Pereira (Blucargo), Secretário Setorial da Câmara, iniciou a apresentação e discussão do Novo Processo de Exportação, e apresentou o Grupo de Trabalho formado para estudo deste novo processo. Este Grupo, composto por Maria Pilar (Vanguard), Elaine Cristina (Neutral) e Luciana Regina (BDP) e também Daniel Nogueira (Giant Cargo), apresentou uma análise do material disponibilizado pela Receita Federal, que será objeto de novas discussões e encaminhamentos por parte da Câmara Setorial dos Agentes de Carga.
A final da reunião o Coordenador agradeceu mais uma vez a participação de todos que, demonstram interesse e empenho na busca de melhores soluções possíveis para a categoria dos agentes de carga.

Fonte: www.sindicomis.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *